Avançar para o conteúdo principal

Entrevista: Bruno Martins Soares




Hoje trago-vos algo diferente! Tive uma pequenina conversa com o autor Bruno Martins Soares e trago-vos algumas curiosidades e também novidades sobre o segundo volume do romance T
he Dark Sea War Chronicles (opinião do primeiro volume aqui).


1. Passaram 5 anos desde que publicaste a Saga de Alex 9, o que estiveste a fazer durante este tempo?

BMS: Essencialmente estive a escrever. Foquei-me essencialmente em trabalhar manuscritos. Tenho muita coisa produzida nestes anos, de cinema e televisão a teatro e literatura. Em literatura, para além deste novo The Dark Sea War Chronicles, escrevi ainda outro romance histórico para jovens que não sei quando sairá e finalizei um livro de contos. E estou agora a acabar o primeiro volume de um novo romance, Laura and the Shadow King. Portanto, foram anos de muito trabalho de escrita. Mas não quero voltar a estar tanto tempo sem publicar. O meu plano é publicar pelo menos um romance por ano nos tempos mais próximos, espero não desapontar.



2. The Dark Sea War Chronicles tem um tom e uma atitude muito diferentes de Alex 9. Podes falar-nos disso?

BMS: Sim. DSWC tem um tom mais adulto, mais negro. Julgo que se aproxima mais do tom que me agrada e que quero continuar a usar. Isso não quer dizer que não escreva coisas mais leves, mas este tom mais negro é o meu preferido.  É mais fácil abordar coisas sérias, como o sacrifício, os traumas, a brutalidade da guerra, com um tom mais adulto.

3. Porquê publicar em inglês?

BMS: É sempre difícil publicar ficção científica. E o público scifi português, apesar de ser dedicado e inteligente, não é muito extenso. E para além de não ser muito extenso está também aberto a ler em inglês. Achei que se queria alargar o meu público não o conseguiria fazer em português. Talvez esteja enganado, mas julgo que não. E esta aventura da Amazon é também uma oportunidade de abordar o público de uma forma diferente. Está já a ser uma experiência muito interessante.

4. Como têm sido as reacções?

BMS: As reacções têm sido muito boas. Toda a gente está a gostar da história e das personagens. Já tive centenas de downloads do livro e já consegui vender desde a Austrália aos Estados Unidos, à Índia e ao Brasil. Não posso dizer que seja um sucesso de vendas ainda, mas está a ser muito interessante.

5. Porquê o self-publishing? Como tem sido a experiência?

BMS: Julgo que o self-publishing é o futuro. As editoras não vão desaparecer, mas o seu papel vai ser cada vez mais elitista. Estou plenamente convencido disto. E as editoras vanity vão morrer, estou convencido. Quem é que paga centenas ou milhares de euros para publicar numa editora que não faz marketing nem promove o livro se pode publicar por exemplo numa Amazon quase sem custo? Os direitos recebidos pelos escritores na Amazon chegam aos 70%.  Isso é muito interessante para um autor. Se as editoras não fizerem esforços de marketing pelos seus autores, de que servem, na realidade? Se são os autores a fazerem os esforços de vendas, então mais vale publicarem eles próprios. E o self-publishing não existe apenas para ebooks. O meu livro, por exemplo, está também disponível em forma física, o que é excelente. Acho que é quase obrigatório, hoje em dia, para um escritor, conhecer o self-publishing. É uma alternativa que tem mesmo de explorar. Em breve será comum mesmo para um autor profissional publicar simultaneamente coisas em self-publishing e outras em editoras.

6. Fala-nos deste novo romance, The Dark Sea War Chronicles.

BMS: É a história de Byllard Iddo, um oficial subalterno da Marinha Espacial de Webbur, num sistema solar noutro ponto da galáxia. Os vários planetas deste sistema solar estão em guerra e Byl Iddo irá ter um papel muito importante nessa guerra, que é uma espécie de Segunda Guerra Mundial no Espaço. Acima de tudo, julgo que a história de Iddo é uma história bastante humana, com traumas de adolescência (ele matou o pai num acidente de treino de artes marciais) e intensas histórias de amor. Se Alex 9 era um romance sobre a família, acho que DSWC é um romance sobre o sacrifício. Enfim… Também é um romance sobre a família, na verdade…

7. Mas de outra forma…

BMS: Mas de outra forma.  Alex 9 estava à procura de uma razão de vida, de um lugar onde pertencesse. Iddo, por seu lado, sabe que pertence à Marinha Espacial. O que não suspeita, no entanto, é o que terá de sofrer para honrar esse lugar. Como já disse, é um romance mais negro, mais violento, num certo sentido.

8. Até agora só foi publicado o primeiro volume. Quando é que saem os próximos volumes?

BMS: O segundo volume deverá sair até ao final de 2017 e o terceiro nos primeiros meses de 2018.

9. Então é tudo rápido. Uns atrás dos outros. Porquê?

BMS: Sim. O romance está já escrito até ao fim. Prefiro que as pessoas não esperem pelos outros volumes. Por questões de publicação, promoção e pricing, era importante ter vários volumes. Não compensa, no self-publishing e nos ebooks, ter um romance grande, mais vale ter vários volumes mais baratos. Mas como também não gosto de estar à espera anos pelos volumes de uma série de outro autor, imagino que as pessoas não gostem de estar à espera dos meus volumes. E ao contrário da venda física, na venda online julgo que não compensa esperar muito tempo.

10. E o futuro, como vai ser?

BMS: Bem, como disse, estou agora a acabar o primeiro volume de um romance de scifi pós-apocalíptica que julgo estar a correr bem. Laura and the Shadow King deverá estar pronto a sair na próxima primavera ou verão. Por outro lado, tenho vários outros ebooks a sair. Quero publicar cada vez mais contos, que é algo que gosto de escrever mas que é difícil de publicar. Mais uma vantagem dos ebooks e do self-publishing. A minha intenção é de publicar cerca de um ebook por mês no próximo ano. E também acabei de lançar um blog em língua inglesa chamado Hyperjumping (https://hyperjumpingblog.wordpress.com/ ). A minha intenção é conseguir 100 subscritores nos próximos meses. Convido desde já os teus seguidores para me seguirem também no Hyperjumping. E a ti também, claro!

11. Claro! É sobre o quê?

BMS: É sobre Escrita, Ficção Científica, Fantasia, Filosofia. Acho que as pessoas vão gostar. Tenho estado a trabalhar cada vez mais na teoria e na prática da Escrita Criativa. Tenho estado a dar alguns Webinars Gratuitos sobre o assunto que têm sido bem concorridos. E tenho escrito no site Simetria (https://blog.simetria.org/ ), em português. Gosto desta área e pretendo explorá-la cada vez mais. Claro que continuo ligado ao cinema e aos audiovisuais.

12. E mais romances?

BMS: Claro que sim. Como disse, não quero voltar a estar tanto tempo sem publicar.

13. Só em inglês ou também em português?

BMS: Por mim, quanto mais em português, melhor. Claro que escrevo melhor em português. Sempre que tiver oportunidade de publicar em português, fá-lo-ei. Mas continuarei a escrever e a publicar em inglês, certamente.



Espero que tenham gostado e estejam atentos às novidades a serem publicadas ainda esta semana ;)
Entretanto podem adquirir o primeiro volume de The Dark Sea War Chronicles clicando na imagem abaixo.


Comentários

  1. Obrigado, Iara! Foi ótimo! Bjnh grande! Ah, já agora! O 2ºVol do DSWC sai já no próximo sábado!!

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Rules of the Game (Endgame #3) - Opinião

Sabem aquelas trilogias que começam super bem mas vão morrendo pelo caminho? Com o Endgame aconteceu isso. Primeiro livro: Excelente!!!! Segundo livro: Bem até foi fixe mas estava à espera de mais. Terceiro livro: O que raio foi isto?! Não faz sentido nenhum! Este é o último livro da trilogia e senti que foi muita palha e foi um trabalho feito à pressão, o autor simplesmente lhe tinha que dar um final e pronto. Eu tenho um problema com Ficção-Científica eu admito, mas há coisa que têm um princípio, um meio e um fim que quando interligados faz um clique e BOOM brutal, agora isto? Não me fascinou nadinha. Senti que devia ter ficado pelo primeiro, porque esse sim, vale a pena. Uma das partes que mais me tinha fascinado era o facto de com este livro descobrir sítios importantes pelo mundo que me deram vontade de conhecer e as diferentes culturas, mas isso ficou pelo segundo, este só teve porrada e mais porrada, mortes e coisas estranhas que não vou entrar em pormenores porqu

Perguntem a Sarah Gross - Opinião

Tenho este livro desde praticamente a altura em que saiu, mas só agora tive coragem para lhe pegar. Livros muito aclamados metem-me pressão para ler, porque acho sempre que vão ser muito bons mas depois desiludem-me um pouco. Foi mais ou menos o que me aconteceu com esta obra. Não gostei muito do início do livro, senti que havia demasiada coisa fora do contexto do que eu achava que era a obra, segunda guerra mundial, e isso fez com que me sentisse "enganada". Vou passar a explicar. Quando ouvi falar deste livro disseram-me que era sobre a segunda guerra mundial, sim é, mas só se torna realmente um livro sobre o assunto nas últimas 150 páginas do mesmo, até lá não senti praticamente nenhuma ligação com o tema, o que fez com que arrastasse este livro durante dois meses. Não senti qualquer empatia com as personagens até quase o final do livro, e por isso, sendo sincera se não fossem as últimas 150 páginas, que essas sim são brutais, teria dado ao livro umas meras 3*, se

Bibidi Bobidi Books - Book Haul outubro 2018

Sabem uma coisa boa?! Este mês portei-me bem e só comprei 1 livro! Isso mesmo, não leram mal, foi só 1 e consegui acabar de ler 2 do princípio ao fim e acabar um que tinha metido de parte há uns meses. E isto tudo é por culpa do meu lindo kobo que me faz perder a vontade de comprar tantos livros físicos, por isso como podem imaginar o livro que comprei não há em e-book, pelo menos que eu saiba. O livro é então: - "À Beira do Colapso" de B. A. Paris. Li um livro da autora há uns meses, "Ao Fechar a Porta", e adoreeeeeei, devorei-o num instante. Estou ansiosa por lhe pegar, mas tenho medo de me desiludir, porque estou com as expectativas em altas, o que nem sempre é bom.